sábado, 11 de janeiro de 2014

UT SEMENTEM FEVERIS ITA METES

  
Acalmem-se, não é nenhuma loucura, trata-se de um provérbio em latim que significa: “Colherás segundo o que for semeado”, apresentando o homem como responsável pelo resultado de suas ações. Esse provérbio é similar a Oseias 8:7a: “Semearão ventos e segarão tormentas”, o qual é constantemente citado como um ditado popular “Quem semeia ventos colhe tempestades”.

Quando Deus criou o mundo o fez perfeito, sem nenhum engano, observe-se isso na ordem que deu em Gênesis 1:11: “E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra, e assim foi." E em Gênesis 1:12 essa ordem se cumpriu: E a terra produziu erva, erva dando semente conforme sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie, e viu Deus que era bom.

Portanto, ao observarmos o trabalho do agricultor vemos que após o preparo da terra a semente é lançada, se ele plantar alface colherá alface, se plantar cenoura colherá cenoura, se plantar aveia colherá aveia, e se plantar maçãs colherá maçãs, porque essa é a lei da natureza. E essa lei é natural é universal, criada, executada e aprovada por Deus, pois Ele viu que era bom.


O sucesso ou o fracasso da vida e/ou do ministério de cada um será determinado pelo que este está semeando. Se está semeando amor, bondade, caridade, fé, esperança, perdão, perseverança, determinação, santidade, graça, paz, longanimidade, desprendimento, paciência, generosidade, conhecimento, sabedoria, e acima de tudo salvação em Jesus Cristo, com certeza por este mesmo Jesus colherá o fruto das suas sementes. Aquele que leva preciosa semente, andando e chorando, voltará sem dúvida com alegria, trazendo consigo seus molhos (Salmos 126:6).

Todavia, se as sementes lançadas forem a da mentira, boato, intrigas, discórdias, disputas, ciúmes, invejas, divisão, incredulidade, contenda, e acima de tudo, a si próprio, este colherá do inimigo da sua alma, os frutos das sementes que plantou. Porque o espremer do leite produz a manteiga, e o espremer do nariz produz o sangue, e o espremer da ira produz a contenda. (Provérbios 30:33).

Quem semeia trigo colherá o trigo, quem espalha o joio colherá o joio, pois cada um é responsável pelo resultado de suas ações, porque esta é a lei universal da criação divina, a nível secular como a nível espiritual.


Não erreis: Deus não se deixa escarnecer, pois tudo aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário