sábado, 4 de janeiro de 2014

EU SOFRO DE FIBROMIALGIA E JESUS ENTENDE MINHAS DORES

Relembrando uma musica que o Moacir Franco gravou, me chamou a atenção a frase: “a dor é minha e ela eu não tinha”.

A frase me chamou a atenção porque ontem (03.01.2014) eu fui repentinamente acometida de uma crise de fibromialgia o que para mim é complicado porque ela  soma as dores da síndrome com as dores da falta de cartilagem nos quadris.

É comum pessoas tecerem comentários que vivo reclamando de dores e até nem acreditam que eu as sinto. Antigamente esses comentários me machucavam, mas hoje entendo que essas pessoas não possuem o conhecimento do que é fibromialgia e nem perda de cartilagem, acham que tomamos um analgésico e passa, mas não é assim.

A fibromialgia é uma dor constante, incessante, que caminha pelo corpo, sequestra a concentração, aflige o emocional, irrita  o intestino, rouba o  sono, endurece as articulações, incha  o corpo, enfraquece  a vontade e cansa o físico, mói  de dor os músculos e ossos ao ponto de  deprimir e fazer chorar. 

Fibromialgia não tem cura. E a perda de cartilagem nos quadris faz com os ossos se encontrem e se rocem, e isso enrijece a articulação, e dói horrivelmente e pode me colocar em uma cadeira de rodas.



Não considero os comentários acerca das minhas dores e nem a falta de sensibilidade, porque estas pessoas não podem me ajudar, não possuem o preparo necessário para isso.

Eu poderia como cristã simplesmente dizer a quem sofre destas dores que Jesus cura, mas o conhecimento bíblico que o Senhor me proporcionou me remete ao livro de Isaías 53:3 onde diz que o Messias era homem de dores, experimentado nos trabalhos. E a palavra “trabalhos” no original  se refere a enfermidades, angustias e aflições. Eu sei que Jesus cura porque verdadeiramente Ele levou sobre si todas as nossas enfermidades. Jesus conheceu a dor para nos curar da dor, Ele nunca criticou ou saiu comentando sobre as dores do povo, Ele   amava as pessoas e as curava. E eu também sei que Ele permitiu que eu sofresse essas dores para que pudesse entender sem criticar ou desacreditar das pessoas que sofrem dores como estas ou semelhantes.

Aprendi a amar e respeitar pessoas com dores, porque Jesus as conhece essas dores e me fez as conhecer, e também porque isso é parte do perfil de Jesus, e quem diz que está n’Ele deve andar como Ele andou (1 João 2:6).

Eu, Rachel, sou portadora da síndrome de fibromialgia e tenho um quadro de artrose degenerativa na coluna e ausência de cartilagem nos quadris, mas com a graça de Cristo, com dores físicas e emocionais, e com todas as restrições médica, eu trabalho, estudo, vou a luta diariamente. E voltando a frase inicial, a dor é minha, ela eu não tinha, mas ela existe e eu preciso conviver com isso, aprendendo com quem verdadeiramente sofre, com quem luta, amparando-as quando me é cabível e crendo que a cura vem, sem me abalar com a descrença alheia e desamor alheio. 

Sou forte porque o Senhor me faz forte, e porque sei em quem tenho crido: Jesus!

Um comentário:

  1. Parabéns que nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO continue te fortalecebdo

    ResponderExcluir